Sugestões da vereadora Carol Dartora são aprovadas pelo plenário

Propostas pedem à prefeitura a instalação de bancos no Terminal Guadalupe, programa de prevenção da Covid-19 e dispensa de comprovante de endereço para a vacinação de imigrantes

Três propostas da vereadora Carol Dartora para execução da prefeitura foram aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba na sessão desta quarta-feira (6).

Uma delas pede a instalação de bancos no Terminal Guadalupe. Outra é sobre a documentação exigida de imigrantes e refugiados para vacinação contra a Covid-19. A terceira pede a criação de um programa municipal de prevenção da Covid-19.

Como se tratam de temas cuja competência é exclusiva ao poder Executivo, as indicações serão encaminhadas para a prefeitura como sugestões. Confira os detalhes de cada uma delas.

Terminal Guadalupe – Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Terminal Guadalupe

Localizado no centro de Curitiba, o Terminal Guadalupe é utilizado tanto por moradores da capital, como também por trabalhadores da região metropolitana.

Segundo a vereadora, tem dias e horários que os passageiros precisam aguardar cerca de 20 a 30 minutos em pé pela chegada do transporte, pois no local não existe um único banco.

Para oferecer conforto aos usuários do sistema de transporte, Carol pede que a prefeitura instale “bancos para idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com criança de colo e pessoas com deficiência”.

Programa de conscientização

Considerando que a pandemia da Covid-19 ainda não terminou, outra indicação apresentada pela vereadora pede a criação de um “Programa Municipal de conscientização sobre medidas preventivas e de vacinação contra a COVID-19”.

“Esse afrouxamento das medidas restritivas causa uma sensação na sociedade que a pandemia acabou, mas a gente tem uma nova variante em circulação muito mais mais transmissível”, justificou Carol.

A vereadora complementou lembrando que é importante incentivar a sociedade a continuar tomando os cuidados, “pois ainda tem pessoas morrendo e infelizmente também tem pessoas que ainda não estão se vacinando ou ficam escolhendo a vacina”.

A ideia, segundo a vereadora, é seguir o exemplo de outros municípios e divulgar orientações à população em outdoors, cartazes no comércio, no rádio e na televisão e nos bairros através de carro som.

Imigrantes e refugiados

Ainda dentro da temática da pandemia, outra preocupação de Carol é com as exigências para vacinação de imigrantes e refugiados contra a Covid-19. A proposta é que a prefeitura reconheça “documentos oficiais RNE/CNE, RNM/CNM e Protocolo de Solicitação de Refúgio mesmo se vencidos, conforme Portaria da PF/MJ”.

De acordo com a indicação, na ausência destes documentos, que seja aceito o passaporte do país de origem, ainda que esteja sem o carimbo de entrada. A proposta ainda pede a dispensa de apresentação de comprovante de residência para a vacinação desse público específico na cidade de Curitiba.

“A exigência de comprovante de residência no próprio nome também impede a vacinação de muitos imigrantes e refugiados, tendo em vista os fatores que dificultam sua integração social e o direito de viverem com moradia digna. Muitos não possuem formas de comprovar seu local de residência em Curitiba”, explicou a vereadora.

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM