Quem é Carol Dartora?

Carol Dartora é a primeira Deputada Federal Negra do Paraná, eleita em 2022 pelo Partido dos Trabalhadores, com 130.654 votos. Foi a mulher mais votada de Curitiba e a segunda mais votada do Paraná.

Em 2020 foi eleita a primeira vereadora negra da história de Curitiba. com 8.874 votos, obteve a terceira maior votação daquele pleito.

É professora de História, tendo exercido a profissão como servidora PSS na rede pública estadual. É militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro Unificado e foi secretária estadual da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTQIA+ da APP-Sindicato.

Carol nasceu e foi criada em Curitiba. Graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná (UTFPR).

Leia também: “50 anos em 1”: Carol Dartora faz balanço da atuação parlamentar

Mesmo sendo vereadora de oposição e minoria política no legislativo municipal, já aprovou duas leis de sua autoria, instituindo políticas públicas de grande impacto social. A Lei 15.931/21 estabelece cotas para população negra e povos indígenas nos concursos públicos. A Lei 15.973/22 garante prioridade no atendimento de mulheres em situação de violência.

Atuando com grande construção popular, seu mandato é um dos mais produtivos da capital. É autora em mais de 30 projetos de lei, além de diversos requerimentos, pedidos de informação, emendas em projetos de leis e sugestões à Prefeitura.

Na Câmara Municipal ainda exerce as funções de procuradora-adjunta da Mulher, presidenta da Comissão da Visibilidade Negra, vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e integrante da Comissão da Educação.

Só teremos democracia efetivamente no Brasil quando a diversidade de gênero, raça e classe do nosso país estiver representada nos espaços de poder e decisão.

Carol Dartora

Estamos construindo hoje um novo amanhã!

Agora é lei: cotas para pessoas negras e povos indígenas

Agora é lei: prioridade para mulheres em situação de violência

Carol é ovacionada em evento com Lula em Curitiba

Estamos escrevendo uma nova história

ZAP da Carol: receba notícias e materiais da campanha em primeira mão

Saiba mais

Estamos construindo uma nova história

E queremos continuar avançando, construindo hoje um novo amanhã!