Câmara de Curitiba aprova apoio à vereadora Marlina Oliveira (PT)

Única mulher e pessoa negra eleita em Brusque (SC), vereadora é alvo de pedido de cassação após defender investigação contra a gestão pública

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (5), uma moção em apoio à vereadora Marlina Oliveira (PT), da cidade de Brusque (SC). Única mulher e pessoa negra a compor o parlamento do município, ela é alvo de um pedido de cassação por ter defendido a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar suspeitas de irregularidades contra a administração pública.

“Repudiamos os ataques sofridos por parlamentares negras e negros, que estão acontecendo pelo Brasil. Não retrocederemos. Não é uma coincidência termos tantas vereadoras e vereadores negros sendo atacados em todas câmaras para as quais foram eleitos”, disse Dartora.

“A nossa companheira Marlina Oliveira apenas cumpriu com o seu papel de vereadora e fiscalizar, a partir de denúncias de delitos. Há uma tentativa de puni-la por cumprir sua função de fiscalização. É totalmente absurdo e repugnante”, concordou Josete.

A moção de apoio à manutenção do mandato de Marlina Oliveira (416.00003.2022) foi apresentada pela bancada do PT de Curitiba, que é composta pelas vereadoras Carol Dartora, Professora Josete e Renato Freitas.

Ataques

Servidora pública municipal, Marlina também é doutoranda em Educação e cumpre seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Brusque. No dia 15, ela pediu a abertura de uma CPI para investigar denúncias de irregularidades envolvendo o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) daquela cidade, com base em inquérito civil em andamento.

Após parte da denúncia ter sido arquivada pelo Ministério Público de Santa Catarina, o presidente do Samae, Luciano Camargo, apresentou no dia 22 de março, um pedido de cassação do mandato da vereadora, alegando suposta quebra de decoro parlamentar.

“Nos manifestamos contra toda violência política, racial e de gênero que venha afetar o exercício da democracia que a sociedade brasileira tanto lutou para construir”, diz a moção aprovada pelos vereadores de Curitiba.

O texto encerra destacando que a vereadora Marlina Oliveira, “no uso de suas atribuições constitucionais de fiscalização, apenas exerce o seu trabalho de maneira séria e coerente com a defesa da população”.

Abaixo-assinado

Assine o abaixo-assinado em apoio ao mandato da vereadora Marlina – Brusque/SC: https://chng.it/LqctGRQZ

Leia também