Seminário Pretas Acadêmicas está com inscrições abertas

Evento conta o apoio do mandato da deputada federal Carol Dartora e tem objetivo de fomentar e dar visibilidade para a produção acadêmica de mulheres pretas

A terceira edição do Seminário “Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia” está com as inscrições abertas até o dia 20 de maio. O evento é uma iniciativa da Superintendência de Inclusão, Políticas afirmativas e Diversidade (SIPAD/UFPR) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPR), além de outras organizações, e conta com o apoio do mandato da primeira vereadora negra de Curitiba e primeira deputada federal negra do Paraná, Carol Dartora (PT).

O seminário será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2023, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é promover o encontro de estudantes e pesquisadoras pretas em diversos níveis de formação e, assim, fomentar a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras.

Para Carol Dartora, que é pesquisadora sobre relações étnico-raciais, doutoranda em do programa de pós-graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Pretas Acadêmicas é uma iniciativa revolucionária.

“Eu acredito que para mudar o cenário de desigualdade em que vivemos, precisamos de mudanças estruturais. Isso não vem com medidas pontuais, isso vem através da educação. Por isso, nada mais revolucionário do que Pretas Acadêmicas”, comentou.

Para outras informações e acesso ao link de inscrições, clique aqui.

Leia também

Parcerias

Além da SIPAD/UFPR, do NEAB/UFPR e do mandato da deputada Carol Dartora, atuam como organizadores e apoiadores do evento o Núcleo de Políticas de Comunicação, Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD), Projeto de Extensão Comunicar Direitos (UFPR), Grupo de Pesquisa ErêYá/ UFPR, Rede de Mulheres Negras, Organização Julho das Pretas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação Tecnologia e Sociedade ( PPGTE/UTFPR) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato).

Programação

No dia 30 de junho, às 19h, acontecerá a mesa de abertura “Pretas Acadêmicas e a luta por democracia”, com a composição abaixo.

  • Carol Dartora (Deputada Federal/PT e doutoranda do PPGTE/UTFPR);
  • Isabela Cruz (Mestranda em Sustentabilidade Junto à povos e Territórios Tradicionais – MESPT/ UnB)
  • Marlina Oliveira Schiessl (Doutoranda em Educação pela UFPR; primeira vereadora negra de Brusque/SC);
  • Megg Rayara Gomes de Oliveira (Docente do Setor de Educação/UFPR);
  • Mediação – Judit Gomes da Silva (doutora em antropologia/UFPR)

No dia 1º de julho acontecerão os grupos de trabalho e, no pátio da reitoria da UFPR, será realizada uma feira de afro-empreendedorismo, em parceria com o Julho das Pretas.

8h às 9h: Mesa Julho das Pretas

  • Iya Gunã Dalzira Maria Aparecida ( (Ile Ase Ojubo Ogún- doutora em Educação/UFPR)
  • Thaís Mendes (Coordenadora da Rede de Mulheres Negras)
  • Angela Martins (Rede de Mulheres Negras)

9h15 às 12h: Grupos de Trabalhos

13h30 às 14h30: Mesa Julho das Pretas

  • Juliana Mittelbach ( (Doutoranda em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ)
  • Alaerte Martins (Doutora em Saúde Pública USP)
  • Giorgia Prates (vereadora em Curitiba/PR)

14h45 às 17h30: Grupos de Trabalhos

  • Encerramento com atividades culturais

Com informações da SIPAD/UFPR