Descaso em unidades de saúde de Curitiba coloca população e trabalhadoras em situação de risco

Fiscalização da vereadora Carol Dartora constatou desde unidade sem água, até prédio com mofo e goteiras no teto por falta de manutenção

A população e as trabalhadoras de algumas unidades de saúde localizadas em bairros distantes da região central de Curitiba têm sofrido com o descaso da gestão do prefeito Rafael Greca (DEM). A vereadora Carol Dartora (PT) constatou vários problemas durante inspeções realizadas na última sexta-feira (15).

No posto de saúde do bairro Umbará faltava água desde o período da manhã. “É um absoluto descaso desse governo. Quando eu cheguei, na parte da tarde, estava com mau cheiro porque os banheiros dos pacientes precisaram ser interditados”, relatou a vereadora.

Vários procedimentos, como a aplicação de vacinas foram suspensos. Mas, mesmo sem água para higienização das mãos, outros atendimentos continuavam sendo realizados. Após fazer questionamentos, a vereadora recebeu a informação de que um caminhão pipa seria enviado até às 16h, mas o abastecimento de água só foi normalizado por volta das 18h.

Em seguida, a vereadora foi à Unidade Básica de Saúde Estrela, localizada no bairro Fazendinha, onde também já tinha recebido reclamações. Durante a visita, o abastecimento de água estava normal, mas foram identificados muitos problemas estruturais.

Na recepção, no consultório odontológico e no espaço de atendimento às pessoas com sintoma de Covid-19 havia goteiras no teto, indicando falta de manutenção do prédio. “Além disso, é uma unidade sem acessibilidade. É muito difícil que uma pessoa com problemas de mobilidade acesse o local com facilidade”, observou a vereadora.

“É muito discrepante o tratamento desigual dessa gestão quando a gente vai numa unidade de saúde de bairros nobres e quando a gente vê a condição das unidades de saúde dos bairros mais afastados do centro. Curitiba criou essa maquiagem de cidade perfeita, moderna e sem problemas, mas não é isso que a gente percebe quando observa a realidade”, denunciou Carol.

Providências

Antes mesmo das inspeções, a vereadora já havia cobrado providências da Secretaria Municipal de Saúde. Durante prestação de contas da pasta, realizada no último 28 de agosto, Carol questionou a situação da falta de água nos postos de saúde e enviou ofício pedindo ações para que o problema não se repetisse.

Na sessão desta segunda-feira (18), Carol falou sobre o assunto e relatou ainda que recebeu também denúncias de falta de dedetização e presença de ratos. A vereadora informou que seu mandato está encaminhando novos ofícios solicitando que a prefeitura faça a dedetização e a manutenção dos prédios e crie um protocolo adequado e eficiente, considerando a crise hídrica, para evitar a falta de água nos postos de saúde.

“Não é possível que as unidades de saúde tenham que esperar faltar água, ficar em uma situação perigosa, insalubre, para que se comece a pensar em alguma coisa. A gente necessita de um plano para que não falte água nas unidades de saúde”, completou.

Desvalorização

Carol Dartora também manifestou sua solidariedade aos servidores municipais em virtude da decisão do prefeito Rafael Greca que suspendeu o reajuste salarial da categoria. Usando fitas na cor preta amarradas no braço, o funcionalismo protestou no último dia 15.

“É lamentável que o prefeito trate dessa forma esses trabalhadores que ficaram na linha de frente da Covid-19, correndo risco, salvando vidas e mantendo a cidade funcionando”, disse a vereadora, lembrando que Curitiba tem registrado uma das maiores inflações do país, razão pela qual a suspensão do reajuste vai afetar também a renda dos servidores.

Denuncie

Você tem conhecimento de algum problema nos serviços públicos da cidade de Curitiba e quer fazer uma denúncia para que o mandato da vereadora Carol Dartora possa cobrar providências da prefeitura? Envie as informações (com fotos e vídeos se tiver) e seu contato para o e-mail caroldartora13@gmail.com ou para o Whatsapp 41 99954-2637.

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM