Plenária debate políticas públicas para mulheres em Curitiba

Evento organizado pelo mandato da vereadora Carol Dartora discutiu propostas de atuação para melhorar a vida das mulheres

Os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade brasileira e na cidade de Curitiba foram os temas discutidos na primeira Plenária de Mulheres do mandato da vereadora Carol Dartora. O evento, realizado de forma on-line, no último sábado (16), reuniu mais de 40 mulheres.

Carol fez uma análise de conjuntura sobre os retrocessos e retiradas de direitos pós golpe da presidenta Dilma e como isso tem afetado principalmente as mulheres. A análise abordou desde os impactos da reforma da Previdência, a pandemia da Covid-19, crise hídrica, violência e insegurança até as ações que seu mandato tem realizado dentro destas pautas na Câmara Municipal de Curitiba.

“É um desafio muito grande, mas é o nosso desafio, é a nossa vida. Estamos aqui, esse mandato é feminista e o objetivo dessa plenária é que a gente possa se ouvir, se escutar para pensar esse futuro, para pensar as nossas vidas, para pensar em reverter, inclusive, todo esse processo de perdas de direitos, para pensar nossa organização e que esse mandato seja um canal de lutar para que a gente consiga implementar algumas políticas, aquilo que a gente deseja para as nossas vidas nesta cidade”, comentou.

Citando a investigação de casos recentes de feminicídios que estão sendo acompanhados pelo seu mandato, Carol manifestou preocupação sobre o tema da violência contra as mulheres. “Infelizmente, pensar na nossa sobrevivência, na nossa existência, na nossa segurança ainda é uma realidade. A gente tem muito para pensar em política pública para as mulheres, mas ao mesmo tempo a gente tem que dar os primeiros passos que é pensar em existir, que é pensar em sobreviver porque ainda somos as pessoas que morrem unicamente por ser mulher.” destacou.

A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, Maria Isabel Pereira Corrêa, e a vice-presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba, Nanci Stancki da Luz, também fizeram uso da fala. Elas reforçaram a importância dos conselhos de direitos como instrumentos de fiscalização e controle das políticas públicas.

Após a fala da mesa, as participantes levantaram diversos temas que são falhos no atendimento às mulheres. Utilizando uma plataforma de lousa interativa, foram coletadas informações e sugestões de encaminhamentos para ação do mandato. Outra deliberação da plenária é a criação de um grupo no Whatsapp com mulheres que apoiam o mandato da vereadora Carol, para manter o diálogo e a construção coletiva.

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM