Agricultores familiares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) são referência na produção de alimentos sem alterações genéticas. No último sábado (25), a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) foi conferir os resultados desse trabalho durante a 1ª Festa da Colheita da Soja Livre de Transgênico da Reforma Agrária Popular do Paraná, em Centenário do Sul, norte do estado.
“Com a nossa presença neste evento queremos reafirmar nosso compromisso com a reforma agrária, a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável. É fascinante ver como essa organização tão grande como MST consegue trazer uma proposta totalmente revolucionária de produção agrícola e modo de vida. Isso é fantástico”, comentou a deputada.
Leia também
- Ratinho Jr. coloca o Paraná na pior colocação do Brasil em índice do Censo Escolar
- Em 45 dias, Lula já fez mais do que Bolsonaro em 4 anos
- Veja como foi o primeiro discurso da deputada Carol Dartora na tribuna da Câmara dos Deputados
O evento aconteceu na comunidade Fidel Castro, onde vivem cerca de 220 famílias Sem Terra, há 14 anos. Segundo o MST, o plantio de soja convencional, como também é chamada a semente sem transgênicos, cresce a cada ano. Nas comunidades Fidel Castro e Maria Lara, de Centenário do Sul, as lavouras ocupam 200 hectares.
Os organizadores estimaram a expectativa de 5 mil pessoas durante a programação. Entre as autoridades, participaram o secretário da Casa Civil do Governo do Paraná João Carlos Ortega, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), deputados federais, como a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, e estaduais Professor Lemos e Ana Julia. Prefeitos da região, entre eles Marcelo Belinati, de Londrina, e autoridades estaduais e locais também estarão presentes.
Norte do Paraná
Na viagem ao interior do estado, Carol Dartora visitou o Colégio Estadual Regina Célia, em Arapongas, onde conversou com trabalhadoras da educação e estudantes sobre as dificuldades enfrentadas para melhorar as condições de trabalho, de ensino e aprendizagem.
Durante a parlamentar também cumpriu agendas com apoiadores, agradecendo os mais de 130 mil votos obtidos na eleição de outubro do ano passado e ouvindo demandas da população.
Com informações divulgadas pelo MST e Governo Federal.