Deputada Carol Dartora participa da colheita de soja livre de transgênicos

Atividade foi realizada na comunidade Fidel Castro, um assentamento do MST localizado em Centenário do Sul, norte do Paraná

Agricultores familiares do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) são referência na produção de alimentos sem alterações genéticas. No último sábado (25), a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) foi conferir os resultados desse trabalho durante a 1ª Festa da Colheita da Soja Livre de Transgênico da Reforma Agrária Popular do Paraná, em Centenário do Sul, norte do estado.

“Com a nossa presença neste evento queremos reafirmar nosso compromisso com a reforma agrária, a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável. É fascinante ver como essa organização tão grande como MST consegue trazer uma proposta totalmente revolucionária de produção agrícola e modo de vida. Isso é fantástico”, comentou a deputada.

Leia também

O evento aconteceu na comunidade Fidel Castro, onde vivem cerca de 220 famílias Sem Terra, há 14 anos. Segundo o MST, o plantio de soja convencional, como também é chamada a semente sem transgênicos, cresce a cada ano. Nas comunidades Fidel Castro e Maria Lara, de Centenário do Sul, as lavouras ocupam 200 hectares.

Os organizadores estimaram a expectativa de 5 mil pessoas durante a programação. Entre as autoridades, participaram o secretário da Casa Civil do Governo do Paraná João Carlos Ortega, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), deputados federais, como a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, e estaduais Professor Lemos e Ana Julia. Prefeitos da região, entre eles Marcelo Belinati, de Londrina, e autoridades estaduais e locais também estarão presentes.

Norte do Paraná

Na viagem ao interior do estado, Carol Dartora visitou o Colégio Estadual Regina Célia, em Arapongas, onde conversou com trabalhadoras da educação e estudantes sobre as dificuldades enfrentadas para melhorar as condições de trabalho, de ensino e aprendizagem.

Durante a parlamentar também cumpriu agendas com apoiadores, agradecendo os mais de 130 mil votos obtidos na eleição de outubro do ano passado e ouvindo demandas da população.

Com informações divulgadas pelo MST e Governo Federal.