Carol Dartora defende cotas como política pública de reparação histórica

Deputada paranaense está coletando assinaturas para criação de uma frente parlamentar na Câmara dos Deputados voltada a tratar do combate ao racismo

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) é destaque no portal Congresso em Foco em matéria sobre a importância das cotas étnico-raciais. A parlamentar destaca que essa política pública afirmativa é urgente para reparação histórica no Brasil e superação de desigualdades sociais no país.

“A população negra foi excluída e explorada por 300 anos ao passo em que a maioria dessas pessoas é pobre. Essa população nunca foi incluída, nunca houve uma política de reparação. A população branca teve garantia de emprego e de educação. Além de empobrecidos, os negros foram proibidos de comprar terra e ir para a escola. É urgente a reparação por meio das cotas”, disse a deputada em entrevista para o jornalista Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.

A matéria resgata a trajetória da parlamentar que se tornou a primeira mulher negra eleita deputada federal pelo Paraná e também a primeira mulher negra vereadora de Curitiba. A lei de autoria de Dartora que institui cotas nos serviços públicos de Curitiba e as ameaças e violências sofridas pela petista na política. Clique aqui e confira a íntegra no site do Congresso em Foco.

Frente parlamentar

A superação do racismo é uma das prioridades do mandato da deputada federal Carol Dartora. Em uma de suas primeiras iniciativas após a posse, ela está propondo a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e Promoção da Educação para as Relações Étnico-raciais e de Gênero na Câmara dos Deputados.

A proposta tem como objetivo acompanhar a efetivação e a aplicação das leis já existentes sobre a temática, mas também aperfeiçoar e ampliar as políticas públicas de combate ao racismo e machismo, através da promoção de educação para relações étnico-raciais.

Leia também