A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou, na sexta-feira (2), um ofício à Secretária de Estado da Educação do Paraná (Seed) solicitando a reavaliação dos processos de destituição de diretores das escolas da rede estadual de ensino.
Nos últimos dias, três casos na região de Curitiba ganharam repercussão e causaram protestos de mães e estudantes. Segundo informações da categoria, já seriam cerca de 10 ocorrências.
No documento, Carol também reivindica a revisão da lei 7.943/2021 e da resolução 7.123/2022 e outras medidas cabíveis com o objetivo de impedir e prevenir abusos ou desvio de finalidade.
Leia também
- Ratinho Jr. coloca o Paraná na pior colocação do Brasil em índice do Censo Escolar
- Gestão Ratinho Jr. registra taxas alarmantes de desnutrição infantil no Paraná
- Paraná precisa de 20 mil professoras, mas Ratinho anuncia só 1,2 mil vagas
De acordo com as notícias e relatos recebidos pela parlamentar, as normativas são utilizadas pela Seed para promover intensa cobrança e perseguição contra os diretores e instaurar processos com a finalidade de remover os educadores dos cargos.
“As referidas normativas dão margens a afastamentos e destituições que não consideram os problemas sociais dos alunos e as realidades das escolas, como o disposto no art.83, § 4.º, da Resolução SEED nº 7.123/2022, que exige 85% de frequência dos alunos como componente a comprovar bom desempenho do diretor”, destaca o texto do ofício.
Nas redes sociais, a deputada criticou as medidas punitivas do governo Ratinho Jr. contra os educadores e defendeu a realização de investimentos para garantir qualidade da educação pública. Confira abaixo.