Parlamentares lançam campanha contra juros altos do Banco Central

Deputada Carol Dartora (PT-PR) participou do evento e destacou que situação penaliza a classe trabalhadora

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) participou, nesta terça-feira (14), do lançamento da campanha #JurosBaixosJá. O evento aconteceu no Salão Verde da Câmara dos Deputados e contou com a presença de dezenas de parlamentares do PT, PSOL, PCdoB, Avante e do PP.

O movimento denuncia que a alta taxa de juros no país, mantida pelo Banco Central (BC), é incompatível com a proposta vitoriosa nas urnas, do presidente Lula, que defendeu o crescimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda.

Carol Dartora classificou a taxa de juros atual como absurda e destacou que essa situação está penalizando a classe trabalhadora. A parlamentar também chamou a atenção para a necessidade de incluir as necessidades da classe trabalhadora nos debates econômicos.

Leia também

JurosBaixosJá

A campanha, coordenada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), lançou uma página na internet com um manifesto e coleta de assinaturas em apoio à iniciativa. Clique em https://www.jurosbaixosja.com para acessar.

Você sabe porque os juros altos são tão ruins para o Brasil e a economia?

Em primeiro lugar, a elevada taxa de juros tem grande impacto nas contas públicas. Dados do próprio Banco Central confirmam que para cada 1 ponto percentual a mais na taxa Selic, a dívida pública bruta cresce R$ 35 bilhões. Apenas em 2022, a conta de juros para o governo federal chegou ao patamar de R$ 590 bilhões, o maior já registrado. Esse valor é 4 vezes maior do que o orçamento da educação e da saúde.

E quem ganha com isso?

O sistema financeiro e os rentistas que vivem da compra de títulos da dívida pública. Além disso, a Selic tem influência direta nas demais taxas de juros praticadas na economia. Assim, quando o Banco Central mantém os juros altos há um impacto também nos juros do cheque especial, do cartão de crédito e de empréstimos. Atualmente, os juros do cheque especial estão em 131,9% ao ano. Já o rotativo do cartão de crédito, chega a mais de 400% ao ano.

Com informações de PT na Câmara e #JurosBaixosJá