Mandato apoia criação de associação de moradores na comunidade Chacrinha

Ocupação localizada na região sul de Curitiba possui 65 famílias e demandas urgentes

Moradores da comunidade Chacrinha estão se organizando para constituir uma associação de moradores. O encaminhamento foi definido no último sábado (2), em uma reunião organizada pelo Instituto Democracia Popular e o Movimento Sem Terra do Paraná, com a colaboração dos mandatos petistas da vereadora Carol Dartora e do vereador Renato Freitas.

Durante o encontro, que foi soliictado pela liderança da comunidade, Andressa Fogaça da Cruz, houve uma discussão coletiva sobre a necessidade e procedimentos para formação da futura associação de moradores. Também foram abordadas outras prioridades e demandas como cursos e atividades culturais, além da troca de saberes e da valorização de produtos já criados pelas moradoras.

Os próximos encontros agendados serão para a definição do estatuto e os nomes da diretoria e a realização da assembleia de abertura da associação. Até lá as assessorias do IDP, MST e mandatos, darão continuidade no levantamento legal da comunidade e dos pedidos de providências de serviços básicos para a moradia digna.

Demandas urgentes

A comunidade Chacrinha é vizinha da Vila Pantanal, ambas situadas na região sul de Curitiba, no bairro Alto Boqueirão. A região é banhada pelas cavas do Rio Iguaçu e fica nas proximidades do Zoológico Municipal.

A comunidade fica em um terreno de uma antiga extração de areia. A família que trabalhava e residia no local permaneceu por lá após o encerramento das atividades da empresa.

Hoje com mais de 65 famílias, a comunidade possui demandas urgentes como energia elétrica, rede de água e esgoto, assim como transporte público e escolar.

De acordo com uma das moradoras, seus filhos precisam caminhar 45 minutos para chegar até o ponto de condução até a escola. Em dias de chuva a situação fica ainda mais complicada.

Vale-gás

Mais de 51 mil moradores de Curitiba são obrigados a usar lenha para cozinhar – Foto Joka Madruga

Outro problema enfrentado pelas moradoras da comunidade Chacrinha é a alta do preço do gás. Sem condições de comprar o produto, muitas mulheres precisam buscar lenha para cozinhar os alimentos.

A vereadora Carol conferiu de perto essa realidade durante uma visita à comunidade. Um de seus projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba institui o Programa Vale-gás.

A proposta segue em análise nas comissões permanentes e a vereadora busca apoio dos demais vereadores para que o texto seja votado em regime de urgência.

Com informações e fotos de Yasmim Reck / Instituto Democracia Popular.

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM