A contagem regressiva não para! Estamos a pouco mais de duas semanas da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e, nos próximos dias, o Brasil está se organizando para ocupar Brasília e fazer maior festa popular da história!
Tem muita gente se organizando para participar desse momento em Brasília. Gente que segurou as pontas nos últimos quatro anos em meio à destruição do país, gente que lutou e se mobilizou para ajudar a eleger Lula, gente que acredita no recomeço do Brasil.
O Brasil todo está na expectativa para 2023 e para o início do novo governo. Janja Silva, coordenadora de Organização da Posse, tem cuidado de todos os detalhes para esse momento lindo que será construído por cada um de nós. Por isso, foram criados grupos de WhatsApp Posse do Lula e Festival do Futuro de cada estado!
Se você participa ou já participou dos grupos de Zap do Lula já conhece como funciona: você recebe conteúdos inéditos, especialmente selecionados para te manter bem informado e sem spam. Em alguns momentos, os grupos serão abertos para que todos possam conversar, trocar experiências, impressões e fazer amizade.
Aproveite para marcar pontos de encontro, caravanas e atividades lindas na Esplanada dos Ministérios para mostrar para o Brasil que, a partir de 1º de janeiro, o Brasil voltará a ser do povo!
Quem são os artistas que estarão na posse do Lula:
Alia, Alessandra Leão, Almério, BaianaSystem, Chico Cesar, Daniel Ganjaman, Duda Beat, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Os Gilsons, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas, Lirinha, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Marcelo Jeneci, Margareth Menezes, Maria Rita, Martinho da Vila, MC Rahell, Odair José, Otto, Pablo Vittar, Paulinho da Viola, Paulo Miklos, Paulo Vieira (apresentação), Rogéria Holtz, Salgadinho, Tereza Cristina, Thalma de Freitas, Titi Müller (apresentação), Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda, Zélia Duncan.
Doação: O site para a arrecadação de recursos para ajudar na mobilização da maior festa popular da história já está no ar. É simples, rápido, seguro e totalmente online. As doações podem ser de R$ 13 a R$ 1.064, através de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.
Festa inclusiva
Janja destacou que a organização pretende fazer uma festa inclusiva, com cuidado com populações que sofrem com a explosão de fogos de artifício e com as salvas de tiros de canhão, sobretudo os autistas. O pedido foi feito durante reunião no GT de Direitos Humanos, com participação de representantes de entidades e movimentos de defesa das pessoas com autismo.
“A gente teve uma demanda especial sobre os barulhos que podemos produzir na posse que podem perturbar pessoas com deficiência. Especificamente, fogos de artifício e a salva de tiros de canhão, que está programada para a posse e que sempre acontece”, revelou.
A coordenação da posse também recebeu um pedido do Grupo Técnico de Meio Ambiente, que trata da proteção dos animais, sobre a produção de ruídos. “Nós vamos conversar com o cerimonial do Senado, que é responsável para essa parte da salva de tiros. Com relação aos fogos de artifício, já tínhamos programado que não teria. E, se tiver, será sem ruídos”, completou.
Música e exposição de arte
A futura primeira-dama apresentou um breve roteiro dos eventos do dia 1º de janeiro de 2023, destacando a previsão de início do “Festival do Futuro: a alegria vai tomar posse”, após a solenidade prevista para as 17h no Palácio do Planalto.
O presidente eleito deve subir a rampa do Congresso Nacional por volta das 14h30, para a solenidade de posse às 15h. Em seguida, seguirá ao Palácio do Planalto, em carro aberto.
“Dia 1º de janeiro vai começar com muita alegria e vai terminar com muita alegria. Isso é o fundamental e é o que a gente espera. Por isso que a gente está trabalhando para que esse dia seja alegre e feliz para todos.”
Toda a posse será transmitida para o Brasil e para o mundo e também nos telões que vão estar na Esplanada dos Ministérios, onde estarão os dois palcos, Elza Soares e Gal Costa, para o início das apresentações dos mais de 20 artistas confirmados.
Márcio Tavares, coordenador do GT de Cultura e integrante da coordenação da posse presidencial, explicou que a festa da posse contará também com a exposição “Brasil do Futuro, as formas da democracia”, com a curadoria feita por ele, pela historiadora Lilia Schwarcz e pelo apresentador e humorista Paulo Vieira.
“Exposição tem sentido especial. É um momento da posse que permanece, simbolizando também um novo cuidado com o patrimônio artístico, com a valorização das artes, com a valorização dos nossos artistas brasileiros”, disse.
A exposição vai contar com acervos do Museu da República, do Museu de Arte de Brasília, acervos da Presidência da República, com obras que vão para a exposição pela primeira vez, e, também, com a colaboração de galerias e artistas contemporâneos.
“Vai ser uma exposição de grande envergadura, que ocupará todo o primeiro andar do museu e vai, certamente, fazer com que o processo de construção do Festival do Futuro fique ainda mais diverso.”
Fonte: Site Lula