“Enegrecendo Muros” pode virar Lei em Curitiba

Proposta incentiva arte urbana sobre personalidades negras; iniciativa é da Comissão da Visibilidade Negra, colegiado presidido pela vereadora Carol Dartora (PT)

Com o objetivo de criar uma ação cultural e afirmativa, está em tramitação na Câmara de Curitiba o projeto “Enegrecendo Muros” (005.00137.2022). A proposta visa realizar um concurso de grafite em 20 murais por bairros da capital, destacando personalidades negras da história brasileira.

O projeto é de autoria da Comissão da Visibilidade Negra, colegiado que tem como presidenta a vereadora Carol Dartora (PT).

De acordo com o texto, ao todo serão grafitados dois murais por regional da cidade, que deverão permanecer intocados por pelo menos dois anos após a sua execução.

Junto com as artes, placas em formato QR Code direcionarão os interessados a informações sobre dados biográficos das personalidades negras homenageadas.

Ainda de acordo com o texto, ficará a cargo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) a publicação do edital de seleção, a seleção dos espaços para as pinturas e análise das propostas de grafite relacionadas ao tema da iniciativa.

Para isso, a Comissão de Habilitação e Seleção será composta por seis membros, com cadeiras para a FCC, para a Assessoria de Direitos Humanos e para membros da sociedade civil nos conselhos de Patrimônio Cultural e de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, além de um membro do Movimento Negro.

Visibilidade negra

“Enegrecendo Muros” é o primeiro projeto de lei apresentado pela Comissão da Visibilidade Negra. O colegiado foi instituído em agosto de 2021. Além da vereadora Carol Dartora, presidente, é composta pelos vereadores João da 5 Irmãos, vice-presidente (União), Herivelto Oliveira (Cidadania), relator, e sos membros Jornalista Márcio Barros (PSD), Maria Leticia (PV), Oscalino do Povo (PP) e Osias Moraes (Republicanos).

Com informações da Câmara Municipal de Curitiba.

Leia Mais

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM