Na noite desta quinta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional de Luta das Mulheres. Durante o evento, 14 mulheres foram homenageadas, duas delas, uma indígena e uma trans, foram indicadas pela vereadora Carol Dartora (PT).
Jovina Renhgá Donato de Oliveira é uma mulher indígena do povo Kaingang, vice-presidente do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas. É mãe de quatro filhos, massoterapeuta e artesã, uma das lideranças do movimento em torno da Casa de Passagem em Curitiba.
Branca Nogueira é uma mulher negra trans vinda de uma vivência de resistência e luta pela igualdade. Ela colabora no projeto Testando para Viver do Grupo Dignidade. Ela conta que deseja alcançar seus objetivos e ser reconhecida por seus méritos, além de ser lembrada como uma mulher forte.
Carol Dartora comentou que a escolha das homenageadas teve o intuito de dar visibilidade para corpos que continuam à margem na sociedade. “Apesar de diversos avanços com relação à conquista das mulheres, precisamos avançar em outras questões, como ocupar espaços simbólicos como a Câmara Municipal de Curitiba”, disse.
A vereadora também destacou a organização das mulheres para efetivação de seus direitos e que a homenagem é para todas as mulheres. “Todos os avanços que nós tivemos foram com muita luta e é através da nossa luta que nós vamos avançar e conquistar ainda mais. Seguimos juntas na construção de um Brasil feminista, com mais democracia e socialista.” comentou.