Deputada Carol Dartora comemora a aprovação do projeto que cria campanha nacional sobre parto prematuro

Dep. Carol Dartora-02

O Projeto de Lei nº 400/2024 foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos deputados.

Da Assessoria

Brasília –  A deputada federal Carol Dartora (PT-PR ) comemorou a aprovação do projeto de lei nº 400/2024, de sua autoria, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (04). A proposição institui a Campanha Nacional de  Conscientização sobre o Parto Prematuro, a ser realizada anualmente, durante o mês de novembro,  em todo o território nacional.

De acordo com Dartora, o objetivo da campanha  é ampliar o conhecimento da população sobre os riscos e cuidados relacionados ao parto prematuro, promovendo ações educativas e preventivas para reduzir a incidência e as complicações associadas a nascimentos prematuros.

“Fiquei muito emocionada com a aprovação dessa proposta legislativa, porque sei o quanto é difícil aprovar leis nesta Casa. Esse projeto é muito relevante  considerando que prematuridade é um grave problema de saúde pública no Brasil, por isso, da necessidade de a população está bem informada sobre o assunto”,  destacou a deputada.

Parto prematuro no Brasil

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a prematuridade é a principal causa de morte infantil no mundo. Considera-se parto prematuro aquele que ocorre  antes das 37 semanas e 6 dias, sendo o período ideal de gestação de 37 a 42 semanas.  

No Brasil, cerca de  340 mil bebês nascem prematuros todos os anos, o equivalente a aproximadamente 930 por dia, conforme estatísticas do Ministério da Saúde. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

“Além do risco de morte para a pessoa gestante e para o bebê, o nascimento prematuro deixa marcas emocionais profundas nas famílias e está entre as principais causas de deficiências em crianças, muitas vezes acarretando danos permanentes” reforçou Dartora.

A relatora da matéria na CCJC foi a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que emitiu parecer favorável quanto à constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do texto.

Próximos passos

Com a aprovação na CCJC, o PL 400/2024 segue para análise do Senado Federal. A proposta já havia sido aprovada anteriormente pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

Mais informações

Joana Dantas 

Assessoria de Imprensa – Deputada Federal Carol Dartora 

E-mail: joana.dantas@camara.leg.br 

Telefone/WhatsApp: (61) 99943-0022

Compartilhar notícia:

Outras notícias

Entre em contato e faça parte do nosso mandato 👋

plugins premium WordPress