Da Assessoria
A deputada Carol Dartora (PT-PR) celebrou a condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e de sete militares aliados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado pela violência e ameaça grave, além de deterioração do patrimônio tombado.
Após cinco dias de julgamento, divididos em duas semanas, a 1º Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sentenciou Bolsonaro 27 anos, sendo 24 anos em reclusão em regime fechado, proferida.
“Essa condenação representa muito. É reparação histórica e também um alerta pedagógica para o futuro. Mostra que nossas instituições democráticas estão funcionando e são sólidas”, ponderou a parlamentar.
Para Dartora, trata-se de um julgamento histórico, que simboliza o princípio de que ninguém está acima da lei. “É um marco importante na luta pela preservação da democracia e da soberania nacional”, reforçou.
Carol Dartora destacou o voto firme e corajoso da ministra Cármen Lúcia, essencial para o desfecho do julgamento.
“Como mulher, Cármen Lúcia reafirma que estamos ocupando espaços de poder com coragem, técnica e compromisso com a justiça. Seu voto foi uma resposta clara contra os abusos de poder e as tentativas de golpe que envergonham o Brasil perante o mundo”, disse.
Por outro lado, Dartora classificou como “vergonhoso” o voto do ministro Luiz Fux, que tentou relativizar crimes graves contra a democracia brasileira.
“A condenação de Bolsonaro é um passo necessário para o país avançar. Mas ainda é preciso que ele responda por outros crimes, como as graves violações de direitos humanos durante a pandemia, os ataques ao meio ambiente e os retrocessos nas políticas sociais”, lembrou a parlamentar.
Assista ao vídeo no link https://www.instagram.com/p/DOgr1U4DYOc/
Mais Informações
Joana Dantas
Assessoria de Imprensa – Deputada Federal Carol Dartora
joana.dantas@camara.leg.br | (61) 99943-0022
Foto: Agência Câmara