A primeira semana após a posse foi de muito trabalho para a deputada federal Carol Dartora (PT). Primeira mulher negra na história a representar o Paraná na Câmara dos Deputados, a parlamentar cumpriu agendas importantes com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, e com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e dos Transportes, Renan Filho.
Leia também: Saúde, educação, salário e muito mais: 13 benefícios que o PT criou para você
Novo pedágio do Paraná
Na quinta-feira (9), em reunião com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, Dartora defendeu que o formato do novo pedágio Paraná atenda aos interesses da população e não somente do Governador Ratinho Jr. e seus amigos empresários. “Além de uma modelagem econômica que seja justa, precisamos de obras que possam garantir uma responsabilidade social com a população que vive no entorno das praças de pedágio”, disse.
Direitos das Mulheres
Na quarta-feira (8), Carol participou de reunião com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, onde foram abordados projetos e propostas a curto e médio prazo para melhorar as questões de apoio à vida das mulheres. Algumas propostas são a renovação da Casa da Mulher Brasileira; da Lei Maria da Penha; das patrulhas policiais e das medidas protetivas para as mulheres.
Carga tributária
Também na quinta-feira (9), Dartora foi recebida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem conversou as pautas tributárias do país, um tema que está na base da vida de todos os brasileiros, principalmente as mulheres negras.
“A Política Tributária deve levar em consideração as desigualdades de gênero e raça. Na hora de comprar algo na padaria ou na loja de roupas, pobres e ricos pagam o mesmo imposto. Isso precisa mudar”, disse.
A parlamentar destacou que o governo do presidente Lula tem várias propostas para alterar essa situação e que ela estará na linha de frente para aprovar os projetos que serão enviados para a Câmara dos Deputados.
Educação na pauta
Dando continuidade na realização de um mandato popular, Dartora também fez reuniões com diversas lideranças nacionais e do seu estado para tratar de demandas da população.
A petista também participou de reunião do Conselho Nacional da Educação e teve agenda com a vice-presidenta da CNTE e secretária de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes, com os reitores das universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Federal do Paraná (UFPR) e com representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).