Carol Dartora é pré-candidata a deputada federal

Paraná nunca elegeu uma mulher negra para representar o estado na Câmara Federal; Carol Dartora quer mudar essa história

Primeira mulher negra eleita vereadora na história de Curitiba e terceira candidata mais votada em 2020, com 8.874 votos, a professora de História, Carol Dartora é pré-candidata ao cargo de deputada federal nas eleições deste ano.

Carol quer ser a primeira mulher negra eleita para a Câmara Federal pelo Paraná. “Nosso estado nunca elegeu uma deputada federal mulher negra e isso expressa o quanto precisamos avançar para que a diversidade de gênero e raça da nossa população esteja representada nos espaços de poder e decisão”, explica.

Autora de leis de grande impacto social, como cotas para a população negra nos concursos públicos de Curitiba e prioridade no atendimento de mulheres em situação de violência, Dartora é uma das parlamentares mais atuantes e produtivas da atual legislatura da Câmara Municipal de Curitiba.

Em apenas um ano e meio, já assinou 30 projetos de lei, 166 emendas, 131 pedidos de informações, 39 requerimentos, 19 moções de apoio e de protesto, 32 sugestões para a Prefeitura, e 59 ofícios e pedidos de providência ao Ministério Público e outros órgãos.

Além de mulheres e população negra, sua atuação tem pautado demandas e propostas de soluções para problemas das áreas LGBTQIA+, educação, universidades, imigrantes e refugiados, meio ambiente, habitação, transporte público, servidores municipais, saúde, direitos humanos, segurança pública, povos indígena e comunidades tradicionais, população em situação de rua, entre outras.

Lula em Curitiba Foto: Giorgia Prates

Lula e Requião

Para Carol, além de eleger uma base forte e comprometida com a classe trabalhadora no Congresso Nacional, o desafio das eleições de 2022 também passa pela derrota do bolsonarismo e retomada da democracia. Como resposta a esse cenário, ela aponta as pré-candidaturas do ex- presidente Lula e do ex-governador Roberto Requião.

Carol Dartora (PT) – Foto: Quem TV

Quem é Carol Dartora?

Vereadora de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores. Primeira mulher negra eleita vereadora na história de Curitiba. Foi a terceira candidata mais votada em 2020, com 8.874 votos. É professora de História, mestra em Educação, doutoranda em Tecnologia e Sociedade, militante do Movimento e Negro Unificado e da Marcha Mundial das Mulheres, foi secretária estadual da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTQIA+ da APP-Sindicato.

Autora da lei de cotas para a população negra e povos indígenas nos concursos públicos de Curitiba e da lei de prioridade no atendimento de mulheres vítimas de violência, é uma das parlamentares mais atuantes e produtivas da capital do estado.

Vakinha: ajude a financiar a campanha

Receba novidades da Carol

Leia também

Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM