A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) foi convidada pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo Movimento Pessoas à Frente para participar do seminário “O Setor Público em Transformação”, que contará com o painel “Democracia e Diversidade no Serviço Público”. O evento acontecerá nesta segunda-feira (11), das 9h às 13h, no auditório da Folha, em São Paulo, e será transmitido ao vivo pelo canal do jornal no YouTube.
O seminário, estruturado em duas mesas de discussão, abrirá com a participação de Carol Dartora, que abordará questões centrais da agenda de Gestão de Pessoas no Setor Público. Temas como a burocracia representativa, a Lei de Cotas no Serviço Público e a presença de mulheres em cargos de liderança estarão em destaque. O objetivo é ampliar a visibilidade dessa pauta e garantir uma repercussão editorial nacional, fortalecendo o debate sobre a inclusão e a representatividade no serviço público.
No painel de abertura, moderado por Flavia Lima, secretária-assistente de Redação e editora de Diversidade da Folha, Carol estará ao lado de importantes figuras da luta por igualdade racial e inclusão: Marcia Lima, secretária nacional do Ministério da Igualdade Racial; Neca Setúbal, presidente da Fundação Tide Setubal; e Alessandra Benedito, vice-presidente de equidade racial da Fundação Lemann.
Já a segunda mesa, que discutirá o futuro da gestão pública, focará na modernização dos processos de atração e seleção em concursos públicos, contratos temporários, desenvolvimento de carreiras e o programa de gestão de desempenho. A conversa será conduzida por Jairo Marques, colunista e editor de Vida Pública da Folha, e contará com a participação de Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Vera Monteiro, professora e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV); e Elizabeth Hernandes, presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp).
A presença de Carol Dartora no evento é uma oportunidade para avançar nas discussões sobre equidade no serviço público e fortalecer o compromisso com um Estado mais inclusivo e representativo para todos os brasileiros.