Carol Dartora defende isenção de pedágio para comunidades rurais

Tarifas altas dificultam, por exemplo, acesso de grávidas a posto de saúde; deputada luta para que situações como essa sejam resolvidas e que nova concessão tenha tarifa baixa, obras e qualidade

A implantação de pedágio em rodovias sem ouvir a sociedade é um problema que afeta principalmente moradores de comunidades rurais situadas no entorno das praças de pedágio. Preocupada com essa situação, a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) tem feito a defesa de que a nova concessão no estado assegure a isenção da tarifa para essas populações.

A comunidade quilombola, Restinga, do município da Lapa, região metropolitana de Curitiba, é um exemplo. Separados da cidade por uma praça de pedágio, os moradores relatam as dificuldades para ter acesso a serviços como saúde e educação e também para a comercializar a produção da agricultura familiar.

“O impacto e o prejuízo são muito grandes, porque existe uma codependência entre campo e cidade. Mas, com essas tarifas altas que são cobradas, além de inviabilizar o sustento dos moradores, nega-se o direito dessas populações de acessar equipamentos públicos e seus direitos sociais. Mulheres grávidas, por exemplo, têm dificuldade para acessar o posto de saúde para fazer seu atendimento pré-natal”, comentou a parlamentar.

Para a deputada, além dos direitos sociais, é preciso também que as obras e intervenções atendam às exigências de cuidado e de compensação pelos danos ambientais. “É importante dizer que essas pessoas não podem arcar com a ganância das empresas e nem com a ganância do governador Ratinho Júnior e seus amigos”, completou.

A congressista visitou recentemente a praça de pedágio da Lapa e ouviu as reivindicações de moradores da comunidade. Assista ao vídeo abaixo.

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Nova concessão

O futuro do pedágio nas rodovias do Paraná está em debate entre o governo do estado e o governo Federal. O governador Ratinho Jr. tem se empenhado para implantar um modelo que prevê 15 novas praças, 35 anos de contrato e tarifas 40% mais caras após fim das obras.

Carol Dartora e outros parlamentares petistas têm feito a luta para impedir que essa proposta criada por Ratinho e Bolsonaro avance, pois ela significa trazer de volta o pedágio caro e que só beneficia as empresas.

A defesa da bancada petista é que o pedágio tenha tarifa baixa, obras e benefícios para os motoristas com qualidade nas rodovias.

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