Da Assessoria
A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) defendeu, nesta segunda-feira (1º), a urgência da aplicação do Plano Nacional de Educação (PNE) Antirracista, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ao lado do deputado estadual Professor Lemos (PT). A atividade marcou o lançamento estadual do caderno com propostas para um PNE comprometido com a equidade racial e social.
Em tom emocionado, ela relembrou os impactos do racismo estrutural em sua infância e juventude. “O racismo me colocou nas piores escolas, sem infraestrutura, com professores despreparados, em ambientes de exclusão. Fui vítima de professores que negavam minha inteligência, minha humanidade. Isso é estrutural, institucional e é simbólico”, relatou.
A deputada ressaltou que a iniciativa do Caderno PNE Antirracista surgiu da escuta ativa de mais de 400 propostas da sociedade civil, enviadas durante a janela de emendas do Plano Nacional de Educação (PNE). “Esse material é uma construção do trabalho coletivo de quem vive e resiste nos territórios”, explicou.
Entre os eixos centrais do documento, Dartora destacou a formação docente antirracista, o fortalecimento da educação quilombola, indígena e rural, a aplicação efetiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08, e o combate à tentativa de apagamento da diversidade nos espaços escolares.
“Sem educação antirracista, não existe educação de qualidade. Precisamos garantir políticas públicas que afirmem as identidades negras, indígenas e quilombolas, e que enfrentem o racismo de forma concreta”, afirmou.
A parlamentar também criticou o desmonte das políticas públicas no estado. “Estamos vendo ameaças constantes de fechamento de escolas em áreas rurais e quilombolas. Essas escolas precisam ser protegidas e fortalecidas”, alertou.
A audiência reuniu lideranças políticas, movimentos sociais e representantes da educação para discutir os caminhos de um PNE que, de fato, represente todos os brasileiros.
Os participantes apontaram caminhos essenciais para o novo PNE, como a garantia de financiamento específico para políticas de equidade racial. Bem como a implementação de formação continuada para professores e gestores sobre relações étnico-raciais, a criação de mecanismos de monitoramento e avaliação com recorte racial, O incentivo à produção e distribuição de materiais didáticos antirracistas. E medidas concretas para combater a evasão escolar da população negra.
Assista na íntegra: A gravação completa da audiência pública está disponível no canal oficia da ALEP no YouTube:
Contato para Imprensa:
JOANA DANTAS
Gabinete da Deputada Federal Carol Dartora
E-mail: joana.dantas@camara.leg.br
Telefone e WhatApp: (61) 999430022
Legenda da foto em anexo: A deputada Carol Dartora durante a mediação da audiência pública sobre o PNE Antirracista na ALP (Crédito: Divulgação/ALEP)