A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) participará, nos dias 24 e 25 de julho de 2024, do “2º Encontro de Lideranças Políticas Mulheres Negras da América Latina: Nossa Força Move a América Latina”. A parlamentar foi convidada pelo Instituto Marielle Franco e pela Associação de Mulheres Afro-Colombianas (Amuafroc).
O evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro, reunirá figuras proeminentes da política e da sociedade civil, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e uma delegação colombiana composta por parlamentares federais e estaduais, além de organizações de mulheres negras. O objetivo é promover a troca de experiências e a construção de estratégias colaborativas para enfrentar a violência política de gênero e raça, fortalecendo a participação e representação de mulheres negras na política latino-americana.
Você sabia? Desde as eleições de 2022, o Brasil passou a contar com uma maior representação de mulheres (18%) e pessoas negras (26%) na política.
Carol Dartora traz uma perspectiva única ao encontro, baseada em sua experiência pessoal e profissional na defesa dos direitos das mulheres negras, da comunidade LGBTQIA+ e dos moradores das periferias. Além disso, fortalece a cooperação entre lideranças negras do Brasil e da Colômbia, promovendo a troca de experiências e a construção de estratégias colaborativas. Sua presença no encontro também é um testemunho do avanço na representatividade política das mulheres negras, inspirando futuras lideranças e demonstrando a importância de políticas públicas inclusivas e equitativas.
Na tarde de quarta-feira (24), haverá uma reunião fechada entre delegações de parlamentares e representantes da sociedade civil do Brasil e da Colômbia. O encontro visa analisar a conjuntura política dos dois países sob a perspectiva das mulheres negras, além de compartilhar ações de prevenção e enfrentamento à violência política de gênero e raça.
Na quinta-feira (25), os parlamentares pactuarão um plano de ação conjunto, focado na criação de estratégias colaborativas entre mulheres negras dos parlamentos brasileiro e colombiano. À noite, o evento será realizado no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na região da Gamboa, no Centro do Rio. A entrada será gratuita. O evento contará com falas de ativistas, congressistas e autoridades do Brasil e da Colômbia, além de uma roda de samba do grupo Odaraô. Espera-se também a presença de parlamentares e ativistas colombianas, como Dorina Hernández Palomino, Ana Rogelia Monsalve Álvarez, Astrid Sánchez Montes De Oca, Marelen Castillo Torres e Sandra de las Lajas Torres.
Sobre o Instituto Marielle Franco
O Instituto Marielle Franco, organizador do evento, é uma organização sem fins lucrativos, fundado pela família de Marielle Franco, cuja missão é inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas, promovendo um mundo mais justo e igualitário.
Sobre a Associação de Mulheres Afro-Colombianas
A Amuafroc foi criada na década de 1990 na cidade de Cali, com o apoio de várias mulheres negras que foram deslocadas da zona rural e viviam em condições de precariedade econômica.