Saúde, educação, salário e muito mais: 13 benefícios que o PT criou para você

Maior partido de esquerda da América Latina e o mais amado pelos brasileiros, o PT completa 43 anos de lutas e conquistas, cada vez mais forte e presente na vida do povo brasileiro

Não importa onde você mora ou a sua idade, todas as brasileiras e brasileiros são beneficiadas e beneficiados de alguma forma pelas políticas públicas e ações defendidas e criadas pelos governos e políticos do Partidos dos Trabalhadores (PT). São conquistas que fazem parte do nosso dia a dia e talvez você nem se deu conta de quem as criou para melhorar a sua vida.

Por isso, nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, data em que o PT comemora 43 anos de fundação, selecionamos 13 de muitos e muitos benefícios criados pelo Partidos da Trabalhadoras e dos Trabalhadores para cuidar da vida do povo brasileiro. Confira.

1 – Tirou o Brasil do Mapa da Fome

Quando assumiu seu primeiro mandato como presidente, Lula criou o programa Fome Zero. Foi o início de uma revolução na vida de milhões de brasileiros e em 2014 o Brasil foi reconhecido pela ONU como um país fora do Mapa da Fome, após reduzir a insegurança alimentar em 82%.

2 – Salário mínimo valorizado

O PT tem lado, e é o lado das trabalhadoras e dos trabalhadores. Em 2004 Lula criou a política de valorização dos rendimentos da classe trabalhadora e concedeu aumento real do salário mínimo, o que voltou a ocorrer todos os anos até 2016, fazendo com que o piso salarial se valorizasse mais de 70% em 13 anos.

3 – Minha Casa Minha Vida

Moradia é direito e o PT sabe o quanto isso faz diferença na vida de uma família. Por isso, em 2009 foi lançado o Minha Casa, Minha Vida, maior programa de habitação popular da história do Brasil. Do lançamento até maio de 2016, foram contratadas 4,2 milhões de moradias em 96% dos municípios brasileiros.

4 – UPAs

Sim, foi o PT que criou as Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A implementação nacional aconteceu em 2008. Em 2016, já havia 449 UPAs em funcionamento, com capacidade para 3,5 milhões de atendimentos mensais e cobertura de 47% da população. Outras 586 estavam em construção.

5 – SAMU

Até 2003 quem precisava de atendimento de emergência dependia do apoio do Corpo de Bombeiros. Mas essa situação começou a mudar com a decisão do presidente Lula de criar o SAMU. Até 2016, 3.049 municípios de todos os estados brasileiros já haviam recebido 2.525 ambulâncias básicas, 583 UTIs móveis e 185 centrais de regulação, cobrindo nada menos que 75% da população brasileira.

6 – Lei de Cotas

Em 2012 a presidenta Dilma Rousseff aprovou a Lei de Cotas que garantiu acesso a negros ao ensino superior público. Com a medida, em 2019, pela primeira vez na história, pretos e pardos se tornaram a maioria dos estudantes nas universidades federais. Em Curitiba, a vereadora petista, Carol Dartora, é a autora da Lei que instituiu cotas para pessoas negras e povos indígenas nos concursos públicos da capital paranaense.

Leia também: Renovação da lei de cotas, educação e mulheres serão prioridades de Carol Dartora em seu mandato de deputada federal

7 – PEC das Domésticas

Com a aprovação da PEC das Domésticas, em 2012 pela presidenta Dilma Rousseff, pela primeira vez na história os direitos previstos na Constituição foram assegurados a 1,8 milhão de trabalhadoras domésticas.

8 – Farmácia Popular

Como mais de 60% das mortes com causas conhecidas no país tinham relação com o diabetes e a pressão alta, o governo federal do PT passou a financiar os medicamentos para tratar essas doenças. Foi assim que surgiu em 2011 o Farmácia Popular, programa que distribui medicamentos de graça para milhares de brasileiras e brasileiros.

9 – Prouni e ENEM

Educação? Sim, isso é coisa do PT, pois a gente sabe que para superar as desigualdades do nosso país, precisamos garantir educação para todas e todos. E foi isso que o presidente Lula fez ao criar o Prouni, em 2004, gerando 4,5 milhões de vagas em universidades em 13 anos. E tem também o ENEM, que em 2009 passou a funcionar como vestibular unificado, dando mais chances aos jovens de baixa renda de entrar em uma universidade federal.

10 – Luz Para Todos

No campo também tem muita coisa boa que o PT fez. E uma coisa incrível foi o Luz Para Todos, programa que levou energia elétrica, pela primeira vez, a 3,3 milhões de famílias.

11 – Lei Maria da Penha

Ninguém tem dúvida da importância da Lei Maria da Penha na luta contra a violência de gênero no nosso país. Sim, essa lei foi aprovada pelo governo do PT, em 2006. Estima-se que, até 2016, mais de 300 mil vidas de mulheres tenham sido salvas e 100 mil mandados de prisão contra agressores foram expedidos.

12 – Piso Nacional da Educação

Valorização dos professores? Temos também. Em 2008 Lula sancionou a lei que criou o piso nacional para os professores da educação básica. No ano seguinte, o primeiro piso foi fixado em R$ 950, crescendo 42% acima da inflação até 2016.

13 – MEI

Sabe o MEI (Microempreendedor Individual)? É, também foi criado pelo PT, em 2008, permitindo que pequenos empreendedores, como camelôs, feirantes, vendedores autônomos, se formalizem e contribuam com uma alíquota menor para a aposentadoria.

O partido mais amado pelos brasileiros

Viu só quanta coisa boa que o PT fez? E tudo isso não é nem a metade de tantas políticas públicas e programas que tornaram a sua vida bem melhor nos dias de hoje. Infelizmente, após o golpe de 2016 e com a passagem de Bolsonaro pela presidência – sem fazer absolutamente nada de bom para o país -, muitas dessas conquistas foram desmanteladas.

Mas, felizmente, o PT está de volta para unir e reconstruir o Brasil com a força do povo e com a autoridade de ser o partido preferidos das brasileiras e dos brasileiros. De acordo com um levantamento feito pelo Instituto da Democracia, divulgado em julho de 2022, o Partido dos Trabalhadores é favorito de 64% dos brasileiros que dizem se simpatizar por algum partido político.

Foto: Ricardo Stuckert

O maior da América Latina

O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), por um grupo formado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à Teologia da Libertação.

O Partido nasceu em meio a grandes mobilizações sociais, principalmente do movimento sindical no ABC paulista, que marcaram a história política, econômica e social brasileira a partir da segunda metade da década de 70, quando a sociedade brasileira ainda vivia sob uma ditadura militar que durou 20 longos anos.

Tendo à frente o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral no dia 11 de fevereiro de 1982.

A partir daí, em quatro décadas de destacada atuação, o PT se tornou o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo, atualmente com mais de 2,5 milhões de filiados e filiadas e organizado em todas as capitais e na grande maioria dos municípios do país.

Com informações do site www.pt.org.br.