
Da Assessoria
O mês de julho chega ao fim com importantes marcos para a luta antirracista no Paraná sob a liderança da deputada federal Carol Dartora (PT/PR). Entre os destaques está a realização do 5º Seminário Preta Acadêmicas, promovida nos dias 11 e 12 de Julho, em Curitiba, que reuniu mais de cem pesquisadoras negras de diversas regiões do país. O evento consolidou-se como um espaço estratégico de resistência, produção de conhecimento e afirmação da presença das mulheres negras na universidade e na política.
O evento reuniu pesquisadoras negras de todo o país em 18 sessões temáticas que abordaram temas fundamentais como letramento racial, interseccionalidade, educação antirracista e políticas afirmativas. Com palestras de destaque ministradas pela doutora e escritora Cida Bento e a pesquisadora e influenciadora digital, Carla Akotirene.
Organizado desde sua primeira edição com apoio da deputada federal Carol Dartora (PT-PR), ela reitera que o Pretas Acadêmicas é um símbolo da luta coletiva por equidade racial, acesso e permanência no ensino superior.
“O Julho das Pretas é um tempo de visibilidade, mas nossa luta é constante. Seguimos enfrentando o racismo nas ruas, nas escolas, no Congresso e nas políticas públicas. E fazemos isso com afeto, organização e muita coragem”, afirmou Carol Dartora.
Conquistas para o Paraná
Além da atuação em pautas estruturantes como a justiça climática, o combate ao racismo ambiental e a defesa dos direitos das mulheres negras, Carol Dartora também tem atuado com força na destinação de recursos federais para fortalecer os serviços públicos, sobretudo, na saúde e na educação, dos municípios paranaenses.
Nesta semana, Cascavel celebrou a maior renovação da frota da Saúde da história do município, com a entrega de 24 veículos adquiridos com recursos do governo federal, estadual e emendas parlamentares. Entre eles, sete ambulâncias, três utilitários, 12 veículos hatch, uma van e uma caminhonete, totalizando um investimento de mais de R$ 3,7 milhões.
Parte dos recursos foi viabilizada com apoio do mandato da deputada Carol Dartora, reforçando o compromisso com a eficiência do SUS e o atendimento digno à população. Os novos veículos atenderão programas estratégicos como o Transporte Sanitário Eletivo, Unidades de Saúde da Família, UPAs, Programa de Imunização, Programa Ninar e Vigilância Ambiental.
Dartora também indicou, por meio do Novo PAC do governo federal, investimentos na construção de creches, aquisição de ônibus escolares para áreas urbanas e rurais entre outros já aprovados.
Luta permanente
Com o fim do Julho das Pretas, o mandato de Carol Dartora reforça que a agenda antirracista precisa estar no centro das decisões políticas todos os dias do ano. “Cada conquista, cada evento, cada emenda é parte de um projeto maior: construir um Brasil mais justo, onde mulheres negras estejam vivas, livres e com dignidade”, conclui a parlamentar.
Para a deputada, tanto nas universidades quanto nos parlamentos e nas ruas, a resistência se transforma em potência para construir um Brasil mais diverso e justa para todos os grupos.
O mandato da deputada federal Carol Dartora segue firme nessa trajetória, unindo ciência, política e mobilização social para fortalecer as conquistas históricas das mulheres negras no Paraná e no país.