O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. A cada ano um tema é proposto com o objetivo de avançar no debate e na construção de soluções de saúde pública.
Em 2023, o tema escolhido é Saúde para Todos. E quem anda bem informado já percebeu que, com a eleição do presidente Lula, o Brasil voltou a valorizar a ciência e cuidar da saúde do povo brasileiro.
Leia também
- Carol Dartora: “Sou uma educadora na política”
- Em 45 dias, Lula já fez mais do que Bolsonaro em 4 anos
- Zé Gotinha voltou: Lula lança Movimento Nacional pela Vacinação
Confira abaixo as principais ações do governo federal na área da saúde nestes primeiros dias de governo.
Vacinação
O presidente Lula lançou o Movimento Nacional pela Vacinação e chamou a população para se imunizar contra a Covid-19 e outras doenças, para que o País volte a dar exemplo para o mundo, quando o assunto é vacinação.
Fila do SUS
Lula lançou um programa para reduzir as filas por consultas, exames e cirurgias eletivas no SUS. O programa terá um aporte de R$ 600 milhões e tem como meta reduzir a demanda represada desde a pandemia de Covid-19, por conta da falta de políticas públicas do governo Bolsonaro.
Covid-19
O Brasil já recebeu as primeiras 1,8 milhões de doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid.
Valorização
O presidente sancionou a lei que reconhece os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias como profissionais do SUS, atendendo uma reivindicação de 20 anos da categoria.
Mais Médicos
O presidente Lula lançou o novo Mais Médicos. O programa vai contratar 15 mil médicos em 2023, fazendo o total de profissionais presentes em áreas remotas chegar ao recorde de 28 mil.
Dignidade menstrual
Lula assinou decreto sobre o tema, com o compromisso de distribuição gratuita de absorventes no SUS.
Equidade
Também foi criado um programa de equidade de gênero e raça entre os servidores do SUS.