A bancada paranaense na Câmara dos Deputados que toma posse no próximo ano terá pela primeira vez uma mulher negra. A professora de História e primeira vereadora eleita na história de Curitiba, Carol Dartora (PT), foi eleita com expressivos 130.654 votos, obtidos em 391 dos 399 municípios do estado. Para dar conta dos desafios, o coletivo que organizou a campanha da nova deputada se reuniu no último sábado (10) e domingo (11) para planejar o futuro mandato.
Os trabalhos foram realizados de forma híbrida para contar com a participação de todas as regiões do estado e convidados como a prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, e o advogado ex-secretário executivo do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Cledisson Junior, que contribuíram com análise de conjuntura. A vice-presidenta da CNTE e dirigente estadual da APP-Sindicato, Marlei Fernandes também ministrou sobre o contexto político atual.
A deputada eleita agradeceu a participação de todos, registrando também a presença de lideranças como o ex-deputado federal Dr. Rosinha e candidatas à deputada estadual que apoiaram a sua candidatura no interior e no litoral, além de representantes de movimentos sociais. “Foi muito bom perceber a disposição e o alinhamento deste coletivo que está comprometido com a construção disso que a gente sonha, que a gente almeja, que é uma sociedade justa para todas e todos. Apontamos as bases deste novo momento, mas que é também continuidade de uma construção, de uma luta ancestral”, avaliou Carol Dartora.
O planejamento prevê novas etapas no primeiro semestre de 2023 para permitir maior participação popular dos setores da sociedade que elegeram este mandato e também ouvir as demandas e ideias das várias regiões do Paraná. Carol tomará posse como deputada federal em fevereiro. Até lá, ela permanece vereadora na cidade de Curitiba.