O Ministério Público recebeu as denúncias apresentadas pela vereadora Carol Dartora (PT) sobre os alagamentos e enchentes ocorridos em diversas regiões de Curitiba. As promotorias de Habitação e Urbanismo e de Meio Ambiente abriram procedimento de notícia de fato para apurar as informações.
“Isso significa que a partir de agora, o Ministério Público realizará diligências, pedirá informações e notificará a Prefeitura questionando e cobrando ações concretas sobre o fato, para encaminhar soluções”, explica a vereadora.
No documento, Carol também pede que sejam tomadas providências junto a Sanepar e outros órgãos que possam contribuir na solução do problema.
Abandono
Na semana passada, a vereadora visitou uma das regiões atingidas pelas enchentes do Rio Guaíra, e conversou com moradores da região dos bairros Água Verde e Parolin.
José Carlos relatou que já era a quinta vez que a sua casa tinha sido atingida. Segundo o morador, tudo o que ele tinha foi perdido. “Entrou água há um metro e pouco de altura”, disse.
Segundo o Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Água Verde, as reclamações da comunidade são antigas e as piores enchentes ocorreram após 2018, devido a paralisação de obras de macronagem.
De acordo com a comunidade, no período da eleição, o prefeito Rafael Greca, que era candidato à reeleição, era visto com frequência na região, mas depois da eleição nunca mais apareceu e as obras estão abandonadas.