Seminário antirracista reúne estudantes, comunidade e especialistas

Evento destaca importância de compartilhar conhecimento para superação do racismo

Relações étnico-raciais e letramento racial foram os temas principais das mesas de debate do Seminário Popular de Práticas e Políticas Antirracistas, evento promovido nesta terça-feira (22) pelo mandato da vereadora Carol Dartora (PT), em parceria com UTFPR e UFPR, parceria do SINDUTF-PR e da APP-Sindicato e o apoio da SIPAD-UFPR e do NEAB-UFPR.

“A ideia do seminário surgiu da necessidade de promover esse conhecimento para que a gente possa pensar um outro momento, o futuro, políticas públicas, a partir da desconstrução do racismo e superação dele. A gente tem que ter isso como um lugar a chegar”, disse Carol Dartora.

A vereadora também destacou a importância de realizar a atividade no ambiente acadêmico, para compartilhar e democratizar o conhecimento, as pesquisas e iniciativas promovidas pelas universidades e que contribuem com a luta antirracista.

No período da manhã, a mesa foi conduzida pela doutora em Sociologia, professora Andrea Maila Voss Kominek, pela doutora em Educação, professora Lucimar Rosa Dias, e pela doutoranda em Tecnologia e Sociedade, Carol Dartora.

Na parte da tarde, além de Carol Dartora, a mesa foi composta pelo superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (Sipad-UFPR), professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, e pela coordenadora de políticas afirmativas da Sipad-UFPR, professora Nathalia Savione Machado.