Em entrevista para o programa Jogo Rápido, da Rádio Câmara, a deputada federal Carol Dartora, do PT do Paraná, falou sobre as prioridades do seu mandato, como primeira mulher negra eleita para representar o seu estado na Câmara Federal. Carol destacou que, dentre outras pautas, vai dedicar especial atenção aos direitos da mulher, da classe trabalhadora e da população negra, educação e combate à fome.
“Por ser uma representante da classe trabalhadora, eu sei que tenho muitas bandeiras, mas primordialmente quero atuar muito na revisão da Lei de Cotas, quero atuar muito na garantia de educação e alimentação de qualidade e saudável para a infância, que foi perdida nesse último período por uma política da fome, defender os direitos das mulheres, a gente precisa avançar muito nisso, então quer atuar em projetos de lei que aprimorem os direitos das mulheres e também da população negra.”
Jogo Rápido é um programa de entrevistas da Rádio Câmara em que os parlamentares expõem seus projetos, sua atuação parlamentar e suas opiniões sobre os temas em discussão na Câmara dos Deputados. Como o nome sugere, a duração do programa é curta, cerca de um minuto, que é veiculada de segunda a sexta, ao longo da programação.
Conquista histórica
Eleita em 2022 com 130.654 mil votos, Dartora é a primeira mulher negra a representar o Paraná na Câmara dos Deputados. A conquista histórica foi obtida com registro de votos em 392 dos 399 municípios do estado.
Além das pautas citadas na entrevista como principais, durante sua campanha, a então candidata apresentou uma plataforma com um total de 20 áreas que propõe atuar com objetivo de levar uma “nova cultura política a todo o Paraná, para avançarmos no enfrentamento das desigualdades e dar visibilidade e voz aos grupos historicamente invisibilizados pela política tradicional”.
Leia também
Os compromissos contemplam combate à fome, à miséria e ao desemprego, mulheres, população negra, população LGBTI+, educação pública, universidades, meio ambiente, povos indígenas, comunidades tradicionais e bem-estar animal, agricultura familiar e reforma agrária, infância e juventude, migrantes e refugiados, direitos humanos, segurança pública, população em situação de rua, classe trabalhadora, direito à cidade, moradia, mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer, idosos, pessoas com deficiência e acessibilidade e saúde pública.
As propostas de trabalho foram definidas de forma coletiva e a partir da atuação como vereadora de Curitiba. Em 2020, Dartora foi eleita e tornou-se a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira do Legislativo Municipal da capital paranaense. Entre as diversas ações de seu mandato de vereadora, destacam-se a autoria da lei que instituiu o sistema de cotas para pessoas negras e povos indígenas nos concursos públicos de Curitiba e a lei que que garante prioridade no atendimento de mulheres em situação de violência.
Leia também