Ranking Igualdade Racial 2025 aponta mulheres negras como protagonistas na produção legislativa antirracista no país.
A deputada federal Carol Dartora(PT-PR) foi reconhecida, nesta segunda-feira (9), com oPrêmio Peregum 2025 por Políticas Antirracistas, iniciativa inédita doInstituto de Referência Negra Peregume daFundação Tide Setubal, realizada no Hub Peregum, em Brasília.
O prêmio tem como objetivo destacar parlamentares que, nesta legislatura, se sobressaíram na defesa da igualdade racial e na promoção de políticas públicas voltadas à população negra no Brasil.
O evento marcou o lançamento oficial do prêmio e também da pesquisa que embasa o Ranking Igualdade Racial 2025, desenvolvido em parceria com oObservatório do Legislativo Brasileiro (OLB)e oGrupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (GEMAA/UERJ). A análise mapeou 37.089 ações legislativas, avaliando votos nominais, discursos, emendas, pareceres e relatorias diretamente relacionados à pauta racial.

Entre os mais bem avaliados do ranking, Carol Dartora aparece ao lado dos deputados Daiane dos Santos (PCdoB), Célia Xakriabá (PSOL) e Dandara (PT), Erika Kokay (PT); Talíria Petrone (PSOL) Célia Xakriabá (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Benedita da Silva (PT), Pedro Uczai (PT), e Guilherme Boulos (PSOL).
O levantamento aponta ainda que mulheres negras, embora representem cerca de 20% da Câmara, ocupam a maior parte das posições de destaque no ranking, evidenciando que a pluralidade de vivências contribui para maior qualidade legislativa e para o fortalecimento das políticas de igualdade racial.
A atuação da deputada Carol Dartora contempla uma agenda extensa e transversal, incluindo ações afirmativas, combate ao racismo, juventude, educação antirracista, proteção à mulher, combate ao racismo ambiental e defesa do direito ao território. O Instituto Peregum destaca que a parlamentar se consolida como uma das vozes mais atuantes do Congresso Nacional no enfrentamento às desigualdades raciais.
Representada por sua assessoria por estar em missão oficial no Paraná, a deputada enviou mensagem de agradecimento:
“Este prêmio é dedicado ao nosso povo. Cada voto, emenda e parecer são instrumentos de transformação social. Precisamos enfrentar o racismo institucional e avançar na igualdade racial.”
Segundo o diretor de Articulação do Instituto Peregum, Douglas Belchior, os dados mostram que ampliar a diversidade no Parlamento melhora a qualidade legislativa e fortalece políticas públicas essenciais.
E a coordenadora de Advocacy, Ingrid Sampaio, acrescentou que “mulheres negras lideram a produção legislativa antirracista, mostrando o impacto de novas trajetórias na política”.
A premiação também revelou que, apesar dos destaques individuais, o engajamento médio da Câmara na pauta racial ainda é baixo, ampliando a urgência de fortalecer a diversidade e o compromisso institucional com o combate às desigualdades no país.
Assessoria de Comunicação – Mandato Deputada Federal Carol Dartora (PT-PR)
Joana Dantas
📱Contato:61 99943-0022
📧email: joana.dantas@camara.leg.br
@caroldartorapt
🌐 www.caroldartora.com.br