Imigrantes haitianos denunciam abandono do poder público

Vereadora Carol Dartora ouviu demandas de comunidade haitiana que mora em Piraquara, região metropolitana de Curitiba

O Paraná é um dos estados que mais recebe imigrantes no Brasil. A vereadora Carol Dartora (PT) conheceu neste domingo (20) a comunidade Guarituba, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, onde moram dezenas de famílias de famílias que vieram ao Brasil em decorrência da crise política e humanitária que se instalou no Haiti, após o terremoto de 2010.

Durante a visita, requisitada pela União da Comunidade dos Estudantes e Profissionais Haitianos (UCEPH), a vereadora conversou com lideranças e moradores e ouviu suas demandas. O cenário relatado é de abandono por parte do poder público.

As dificuldades vão desde burocracia para regularizar a documentação no país, acesso à língua e validação de escolaridade, dificuldade de inserção no mercado de trabalho até infraestrutura básica.

“O que a gente percebe aqui é que muitas coisas são simples de resolver, porém dependem de vontade política do governo federal. Mas tem questões como o acesso à luz, água, saneamento, saúde, educação, moradia e emprego que podem ser atendidas pelo poder público local para oferecer melhores condições de vida para essas pessoas”, comentou Carol.

A vereadora destacou que essa pauta é uma das prioridades de seu mandato e defende a criação de um conselho municipal de direitos de migrantes e refugiados e uma campanha de combate à xenofobia.

Audiência Pública

O assunto estará em debate na Câmara Municipal de Curitiba em uma audiência da Comissão de Direitos Humanos proposta pela vereadora. Será no dia 31 de março, a partir das 14h, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Legislativo. “Não dá mais para negar essa realidade social e fingir que essas pessoas não estão aqui,” disse Carol.