A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) está coletando assinaturas para criação da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo e Promoção da Educação para as Relações Étnico-raciais e de Gênero na Câmara dos Deputados.
A proposta tem como objetivo acompanhar a efetivação e a aplicação das leis já existentes sobre a temática, mas também aperfeiçoar e ampliar as políticas públicas de combate ao racismo e machismo, através da promoção de educação para relações étnico-raciais.
Leia também
- Agora é Lei: cotas para a negros e indígenas nos concursos da Prefeitura de Curitiba
- Renovação da lei de cotas, educação e mulheres serão prioridades de Carol Dartora em seu mandato de deputada federal
“Precisamos de políticas públicas que promovam a construção de ambientes livres do racismo e do machismo, seja no currículo escolar, como nas propagandas, nas formas de atuação das instituições e como isso reverbera na sociedade”, explica Dartora.
Na justificativa, a parlamentar também relata a pretensão da Frente atuar em parceria com os movimentos sociais e organizações da sociedade. A intenção é promover “ampla atuação e construção de uma nova forma de enfrentamento e combate ao racismo e machismo”.
“É necessário rever como as imagens e as histórias das populações negras e indígenas, especialmente as mulheres, têm sido apresentadas à sociedade brasileira”, exemplifica a deputada.
Até o momento, a proposta já recebeu a adesão de 68 parlamentares. São necessários 198 para que o colegiado seja constituído oficialmente.