A Câmara Municipal de Curitiba realizou nesta terça-feira (20) a última sessão ordinária de 2022. A vereadora Carol Dartora (PT), eleita deputada federal em outubro deste ano, aproveitou a oportunidade para entregar homenagens e fazer um balanço da atuação do seu mandato. Em fevereiro de 2023 ela assume o novo cargo na Câmara Federal.
Primeira mulher negra eleita vereadora na história de Curitiba, terceira candidata mais votada em 2020, Carol falou das dificuldades, das vitórias e dos sentimentos vividos durante os dois anos de trabalho no Legislativo municipal.
“Ocupar a tribuna para fazer essa fala hoje é de alguma forma revisitar minha trajetória, que foi muito difícil na cidade de Curitiba, e ao mesmo esta cidade que deu o seu voto de confiança para que eu estivesse aqui. Então é uma sensação de gratidão junto com uma sensação de dever cumprido”, disse.
Com um dos mandatos mais atuantes da capital paranaense, Carol Dartora apresentou 34 projetos de lei, somando propostas de autoria individual e em parcerias, 151 pedidos de informações, 38 requerimentos e 89 ofícios.
“Este mandato se comprometeu com a atuação popular, em dar voz à população antes silenciada, negligenciada e marginalizada. E por esta razão construiu coletivamente todos esses números e ações acima mencionados”, destacou, agradecendo diversas organizações, instituições e movimentos sociais que apoiaram as iniciativas do seu mandato.
Entre os projetos de sua autoria que foram aprovados pelo plenário, a parlamentar mencionou a Lei 15.931/21 que criou cotas para pessoas negras e pessoas indígenas nos concursos públicos municipais de Curitiba. “Um dos projetos de lei mais importantes da história desta cidade”, comentou.
Gratidão e aprendizado
Carol Dartora concluiu seu discurso agradecendo os servidores da CMC, os colegas de vereança e sua assessoria parlamentar. A vereadora afirmou que o mandato federal apresenta um novo desafio que será enfrentado com o mesmo compromisso exercido na cidade de Curitiba, agora representando todo o Paraná.
“Como última sessão ordinária que hoje participo, me sinto honrada, feliz, grata e orgulhosa da trajetória aqui realizada. Esse espaço, apesar de ser um espaço duro, de disputas, de violências políticas, também é o espaço onde aprendi, ensinei, me moldei e me forjei como agente política, onde amadureci e construí um caminho pelo qual me orgulho da caminhada, dos diálogos, debates e construções aqui realizados”, disse.
No encerramento da fala, Carol parafraseou o seu discurso de posse na Câmara Municipal de Curitiba em janeiro de 2021: Chegamos, vencemos, ocupamos, realizamos e hoje seguiremos um novo caminho construindo um novo amanhã, representando o Paraná, porque este estado também é nosso! O Paraná também é nosso!
Homenagens
Carol também aproveitou a última sessão do ano para entregar votos de congratulações e aplausos ao Jornal do Juvevê, por ocasião de seu 16º aniversário, aos advogados Dr. Samir Mattar Assad, Dr. Daniel da Costa Gaspar e Dra. Ana Laura Paglioza Piaia, pelo trabalho desenvolvido na solução do caso Rachel Genofre, para Lucimar Rosa Dias e Judit Gomes da Silva, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná, e ao Brasil de Fato, por ocasião de seu 20º aniversário.