Nesta terça-feira (26), a deputada federal Carol Dartora (PT-PR) destacar um momento histórico, pois o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados tornaram-se réus por cinco crimes ligados ao atentado contra a democracia brasileira.
“Hoje é um dia histórico. Hoje Bolsonaro e sua quadrilha foram tornados réus pelo crime absurdo que cometeram: o atentado contra a nossa democracia”, declarou Carol Dartora em Plenário.
A deputada ressaltou que a democracia é a única via possível para garantir equidade em um país profundamente desigual como o Brasil. “A democracia é o único espaço possível para que a gente possa promover equidade num país tão desigual como o nosso, um país com uma diversidade gigantesca que precisa ser olhada, que precisa ser contemplada. E isso só é possível dentro de um sistema democrático”, afirmou.
Justiça, não vingança
Carol Dartora enfatizou que a tentativa de golpe de 8 de janeiro foi um ataque direto ao Estado Democrático de Direito e que seus responsáveis precisam ser responsabilizados. “A gente não quer vingança, a gente quer justiça. Bolsonaro e sua quadrilha são réus por cinco crimes, todos ligados ao plano criminoso para impedir a posse do presidente Lula”, disse.
Os crimes pelos quais Bolsonaro e seus aliados responderão incluem organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado contra o patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.
A parlamentar destacou ainda que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou unanimidade na condenação dos primeiros envolvidos nos atos golpistas, o que representa um marco na defesa das instituições democráticas do país.
“Quem ataca a democracia não pode ficar impune. Democracia é para todas e todos nós, por isso implica a todos nós fazer a defesa dela, e esses queriam acabar com ela”, pontuou.
Compromisso com a luta por igualdade e justiça
No último final de semana, Carol Dartora esteve em Umuarama, no Paraná, onde conversou com estudantes, trabalhadores e lideranças sobre a importância da democracia e da luta por igualdade e justiça. A deputada reafirmou o compromisso de seguir combatendo qualquer ameaça ao Estado Democrático de Direito.
“Ditadura nunca mais, golpistas nunca mais e, acima de tudo, sem anistia. Bolsonaro na prisão!”, concluiu.