O jornal Brasil de Fato (BdF) vai receber votos de congratulações e aplausos a ser concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. O requerimento (077.00516.2022) da homenagem foi apresentado pela vereadora Carol Dartora (PT) e aprovado pelo plenário do Legislativo na sessão desta quarta-feira (14). A justificativa é o aniversário do BdF, que vai completar 20 anos no mês de janeiro de 2023.
Criado pelos movimentos sociais em janeiro de 2003, o jornal é hoje uma organização popular de comunicação que se destaca por difundir uma visão popular sobre os principais assuntos do Brasil e do mundo.
Carol Dartora ressaltou o compromisso do veículo com diversos temas relacionados com a transformação social, como política, economia, direitos humanos, cotidiano e cultura, além da prestação de serviços.
“Parabéns ao Brasil de Fato. Parabéns por esse trabalho de 20 anos, tão forte e que vem se consolidando mais a cada dia, apoiando e dando suporte para uma informação de qualidade voltada à classe trabalhadora”, defendeu.
O Brasil de Fato possui um portal de notícias, uma radioagência e também jornais regionais nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nas redes sociais são mais de 1,6 milhão seguidores. No Paraná o BdF já distribuiu gratuitamente mais de 2,26 milhões de exemplares de jornais impressos nos últimos seis anos. Leia abaixo outras informações sobre a história e atuação do Brasil de Fato.
Uma visão popular do Brasil e do mundo
O Brasil de Fato (BdF) é uma organização popular de comunicação lançada em 25 de janeiro de 2003, composta por um portal de notícias, uma radioagência e também jornais regionais nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Criado pelos movimentos populares, o Brasil de Fato completa duas décadas de produção de conteúdo jornalístico plural e diversificado, comprometido com a defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, contribuindo no debate de ideias, imprescindível para análise dos fatos que afetam a vida do povo brasileiro.
A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia e a existência do BdF fortalece esse princípio, pois é uma organização que exerce também papel crucial na garantia de direitos ao pautar uma visão popular das cidades, do Brasil e do mundo, trazendo o ponto de vista da classe trabalhadora sobre as necessidade de mudanças sociais em nosso país, da luta por uma sociedade justa e fraterna e da democratização dos meios de comunicação.
Em sua trajetória, o BdF está sempre se atualizando com as tecnologias e meios de comunicação, inclusive na internet, onde possui mais de um milhão e seiscentos mil seguidores em seus canais nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Flickr, SoundCloud e Spotify.
Os conteúdos são produzidos por jornalistas, articulistas e movimentos populares do Brasil e do mundo, abordando uma diversidade de temas, como política, economia, direitos humanos, cotidiano e cultura, além de produções de serviços.
A edição inaugural do Brasil de Fato foi o semanário nacional impresso lançado no Fórum Social Mundial realizado em janeiro de 2003, em Porto Alegre. No mesmo ano surgiu o site do Brasil de Fato, com coberturas das lutas sociais, entrevistas e notícias sobre política, economia, direitos humanos e cultura.
Aqui no Paraná, a edição número zero do jornal Brasil de Fato foi lançada no dia 28 de março de 2014. Mas foi só em 2016 que o tabloide passou a circular semanalmente, com 20 mil exemplares em 26 cidades do estado, todas às quintas-feiras.
Nesses seis anos, em média, foram 2.260.000 jornais impressos distribuídos gratuitamente, sem contar edições de conteúdo especial, também distribuídas gratuitamente em locais de trabalho e moradia.