O mandato da deputada federal Carol Dartora (PT-PR) realizou uma reunião via Meet entre o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o objetivo de promover a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial em todo o Paraná, por meio do projeto “Cidades Antirracistas”.
A iniciativa, que ocorreu no dia 30 de agosto, surgiu após o mandato de Carol Dartora provocar o MPPR, no início do ano, sobre a baixa quantidade de municípios paranaenses com Conselhos de Promoção da Igualdade Racial ativos. Em resposta a essa demanda, o MPPR emitiu uma Recomendação Administrativa a todos os 399 municípios do estado, sugerindo a criação, recriação e aprimoramento dos conselhos.
O MPPR, a partir dessa provocação, elaborou o projeto “Cidades Antirracistas”, que visa acompanhar as recomendações e apoiar a estruturação dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, além da implementação de Planos Municipais de Igualdade Racial. Para garantir o sucesso do projeto, o MPPR solicitou ao mandato o apoio na intermediação com o MIR, especialmente a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR).
Durante a reunião, o MPPR apresentou o projeto ao Ministério da Igualdade Racial, buscando o suporte necessário para efetivar a criação dos conselhos nos municípios com mais de 100 mil habitantes. O mandato de Carol Dartora tem sido fundamental na articulação entre os órgãos, por meio de reuniões e envio de ofícios, reforçando seu compromisso com a promoção da igualdade racial no estado do Paraná.
Com essa articulação, o mandato segue empenhado na construção de cidades mais justas e antirracistas, promovendo o fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial em âmbito municipal.